Primeiros Passos

primeiros passos

primeiros-passos

O PROJETO
Primeiros Passos é um projeto de estímulo ao empreendedorismo e geração de renda com propósito de atrair e despertar entre jovens e adolescentes o interesse por atividades empreendedoras.

Além do aprendizado técnico, os jovens recebem reforço escolar em Língua Portuguesa, raciocínio matemático e lógico, orientação quanto à legislação fiscal, trabalhista, gestão de negócios e orientação psicossocial. Buscamos proporcionar uma formação técnica que permita o jovem atuar de forma autônoma, cooperada ao mesmo tempo em que garanta sua empregabilidade no mercado formal de trabalho.

 

MÓDULOS

Culinária Profissional e Panificação: visa qualificar mão-de-obra para atuar em padarias, confeitarias, supermercados, redes de varejo, restaurantes/refeitórios, meios de hospedagem e bufês.

Estética e Beleza: visa garantir que o jovem seja um profissional da área de beleza, tendo a possibilidade de atuar como cabeleireiro, manicure, designer de sobrancelhas e com especialização em penteados e maquiagem.

Comunicação e Design Gráfico: visa garantir que os participantes estejam expostos ao desenvolvimento dos conceitos básicos da comunicação visual e o aprendizado de técnicas na construção de materiais diversos como sites, blogs, artes gráficas para folder, banners, placas, outdoor e materiais institucionais para empresas.

 

Durante o processo de aprendizado os jovens são incentivados ao trabalho em equipe e a uma perspectiva de sustentabilidade e solidariedade:

  • Oficinas de estética e beleza: enquanto se qualificam os jovens utilizam os membros da própria comunidade como modelo, proporcionando a comunidade o acesso a cortes e tratamentos diferenciados a que não teriam acesso.
  • Oficinas de comunicação e design gráfico:, ao praticar as técnicas aprendidas os jovens aproveitam para criar materiais para as entidades e ONGS do município, fazendo com que estas entidades tenham materiais adequados para apresentação do seu trabalho em busca de novos parceiros.
  • Oficinas de panificação: os alimentos produzidos além de alimentar os próprios participantes são utilizados no atendimento dos participantes dos demais projetos do Instituto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *