Geração de Renda

tarja-geração-de-renda

Primeiros Passos

Projeto de estímulo do empreendedorismo e geração de renda com propósito de atrair e despertar entre jovens e adolescentes o interesse por atividades empreendedoras por meio de oficinas de aprendizado em Culinária Profissional, Estética e Beleza e em breve Comunicação e Design Gráfico. O projeto foi delineado respeitando o grau intelectual, fases do desenvolvimento e legislação vigente aplicável aos grupos participantes.

O projeto se propõe a colaborar na criação de atividades que possam tirar os jovens e adolescentes da rua e do ócio, proporcionando-lhes além das oficinas técnicas especificas de cada núcleo, oficinas de Desenvolvimento Humano, Empreendedorismo e Economia Solidária. Consideramos como ferramentas indispensáveis para o seu desenvolvimento pessoal e emancipação enquanto cidadão vulnerável perante a sociedade, através do aprendizado em uma atividade que possa vir lhe gerar renda no futuro.

Dado sua atratividade, o projeto tem se mostrado como uma ferramenta eficiente no acolhimento, manutenção e prevenção à transgressão por proporcionar aos participantes, amplo desenvolvimento, conscientização do seu papel e formação adequada para o desenho de um futuro melhor. 

Vem Ser

Projeto em parceria com a Secretaria de Saúde e Assistência Social, voltado à capacitação profissional através da produção de papel reciclável para elaboração de produtos, além da confecção de bolsas e outros acessórios em tecido, utilizando técnicas artesanais como patchwork, bordados, forração francesa, decoupagem com o objetivo de proporcionar geração de renda, despertando aos participantes o interesse por ações empreendedoras.

Dezenas e jovens já participaram do projeto enquanto este era mantido pelo Fundo Social de Solidariedade. Em 2012, o Instituto IA3 assumiu o projeto e incluiu no programa as oficinas de desenvolvimento humano, empreendedorismo e oficinas de temas transversais relacionados ao protagonismo juvenil ao mesmo tempo em que desenvolvem aprendizado na fabricação de produtos através de papel artesanal e confecção de bolsas e acessórios.

Para atender uma demanda crescente de falta de qualificação entre pessoas com mais idade nas comunidades carentes atendidas pelo projeto, em 2013 transformações importantes ocorreram. O Projeto Vem Ser, passou a acolher também pessoas com mais de 18 anos. Além dos jovens com idade a partir de 16 anos, a maior parte dos beneficiários passou a serem mulheres entre 30 a 60 anos, mães e avós de alunos da instituição que não tiveram a oportunidade de estudar e se profissionalizar e encontraram nas técnicas artesanais uma possibilidade de agregar renda ao seu núcleo familiar. Além da geração de renda obtida no projeto, onde parte do lucro com as vendas do que é produzido durante o ano são revertidas às famílias participantes, muitas já estão produzindo individualmente, colocando em prática tudo que aprendem no dia a dia nas oficinas.