Cubo Ambiental

cubo-ambiental

cubo-ambiental

O PROJETO
Cubo Ambiental é um projeto voltado à criação de consciência ambiental entre os adolescentes de Pindamonhangaba através de três eixos:

  • Oficinas de Alfabetização Ecológica e Educação Ambiental;
  • Estímulo à Coleta Seletiva e;
  • Atividades Práticas de Intervenção e Revitalização de Áreas Degradadas/deterioradas, resgatando a cultura das populações tradicionais, criando vínculos de satisfação e orgulho de residir no bairro.

O Projeto desenvolve atividades semanais com temas relacionados aos cuidados com o meio ambiente, utilização eficiente dos recursos naturais, uso e ocupação do solo, área degradada, destinação de resíduos sólidos e reuso de materiais, ações de intervenção e mobilização junto à comunidade, além de iniciativas de incentivo a coleta seletiva e apoio as cooperativas de reciclagem do município.

 

APRENDIZAGEM
Visando respeitar a faixa etária e nível intelectual dos participantes, para as crianças de 10 a 13 anos, as oficinas são trabalhadas de maneira lúdica, a partir de discussões, vídeos, filmes e de dinâmicas participativas e atividades de campo.
Para os jovens acima de 14 anos, a abordagem é feita de forma mais aprofundada, relacionando o contexto local ao desenvolvimento sustentável, trazendo reflexões sobre os processos da logística reversa e especialmente relacionados à reutilização de materiais, incluindo oficinas práticas em fabricação de produtos com materiais reutilizáveis, aliados às técnicas artesanais. Nesta fase temos como objetivo dar novos destinos a produtos/equipamentos/materiais, evitando o descarte inadequado, podendo inclusive se transformar em geração de renda aos participantes dos programas.

O conceito é alicerçado na tríade do desenvolvimento sustentável:

1. Econômico: atribui valor ao resíduo quando esse é limpo, separado e disposto de forma correta. Os resíduos que antes eram lançados em locais impróprios, promovendo possíveis impactos ambientais negativos e danosos à saúde somando prejuízo público, passam a ser uma fonte de renda alternativa.

2. Social: a questão da autoestima está relacionada a essa ação. Atribui perspectivas de criar cooperativas ou até mesmo o próprio comércio em materiais recicláveis. Com a diminuição de lixos lançados nas ruas, consequentemente torna o bairro mais agradável.

3. Ambiental: o meio ambiente é sem dúvida beneficiado com a ação promovida pelo Cubo Ambiental. Os resíduos deixam de ser dispostos nos locais impróprios como nos terrenos abandonados, córregos e ruas. Esses passam a ser destinados aos profissionais responsáveis pelo comércio dos materiais.

 

Como estímulo a coleta seletiva, o Instituto IA3 criou a ECOMOEDA. Cada material reciclável tem seu valor conforme sua classificação. Cédulas de 1 Eco, 5 Ecos e 10 Ecos foram criadas a fim de serem trocadas por bens de interesse dos jovens na lojinha ambiental criada pela ONG. Como evolução espera-se que esta moeda circule como moeda corrente nas comunidades atendidas pelo Instituto.

1 eco (1)

5 ecos (1)

10 ecos (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *